sábado, 4 de dezembro de 2010

CADEIRA Nº 40

Vicente Bezerra Neto (Patrono)

Filho de Raimundo Nonato Bezerra (Bidu) e de Maria da Costa Bezerra (Mariquinha), nasceu Vicente Bezerra Neto em Lavras da Mangabeira, aos 12 de setembro de 1910. Ali iniciou os estudos primários, prosseguindo-os em Fortaleza, para onde se transferiu, aqui ingressando na Faculdade de Direito do Ceará, por onde saiu Bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais em 1935.
Em Fortaleza, ainda como estudante, revelou-se um dos maiores jornalistas do nosso meio, fazendo àquela época, quase que sozinho, o Correio do Ceará. Quando formado, depois de breve estada no Rio de Janeiro, onde igualmente desempenhou as funções de jornalista, a convite do então Senador Felinto Müller, que via no moço taciturno e solidário grandes perspectivas de progresso, transferiu-se para o Estado do Mato Grosso, onde fixou residência definitiva.
Ali continuou as atividades jornalísticas e, por concurso, ingressou na carreira de Promotor Público, servindo a várias comarcas do interior daquele Estado. O contato com o povo através da militância na imprensa e da promotoria, levou-o a ingressar na carreira política, de que foi uma das maiores expressões, tanto no plano estadual, quanto no plano federal, onde representou o Estado, inclusive como Senador da República.
Em Mato Grosso, em duas legislaturas, desempenhou as funções de Deputado Estadual, tendo sido também Deputado Federal, vice-governador e governador interino daquele importante Estado do Federação.
Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e registrado pela legenda Aliança Democrática Social Trabalhista, em 07 de setembro de 1962, com 69.396 votos, foi eleito Senador da República, para o exercício no período de 01 de fevereiro de 1963 a 31 de janeiro de 1971.
No Senado Federal, como integrante da bancada do PTB, foi escolhido Vice-líder da Maioria, tendo ali integrado, como titular, as comissões de Transporte, Comunicações e Obras Públicas, Constituição e Justiça e Economia e Saúde, e, como suplente, as comissões do Direito Federal, Indústria e Comércio e Relações Exteriores.
Em junho de 1963 foi indicado pelo PTB para representar o Senado na Delegação do Brasil à Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, Suíça, sob o patrocínio da Organização Internacional do Trabalho. Em outubro de 1966, integrou a Missão Diplomática à República Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai. Da mesma forma, representou o Brasil na Conferência Interparlamentar da Haia.
Jurista notável e escritor de grandes recursos, é autor, entre outros, dos seguintes livros: Missão em Nova Dhel (1968), O Estrangeiro nas Leis do Brasil (1971 e A Política no Brasil. Faleceu em Cuiabá, aos 25 de maio de 1999.
Fonte: (DIMAS MACEDO)

Rembrandt de Matos Esmeraldo (Primeiro Acadêmico)

Nasceu em 1951. Na cidade de Senador Pompeu. Viveu parte da infância em Pedra Branca. Formou-se pela Faculdade de Direito da UFC. Foi professor de diversos cursinhos e colégios em Fortaleza. Figura proeminente do Clube dos Poetas Cearenses, destacou-se como poeta pela publicação do seu livro Pedras em Branco. Poeta de vanguarda. Ativista e militante político de esquerda. Teve atuação destacada na luta contra a Ditadura Militar e, após a abertura política, foi eleito suplente de Deputado Estadual pela esquerda democrática. Atuou em Fortaleza e no interior do Ceará como Advogado criminal, sempre em defesa dos mais necessitados. Ser humano, líder político e advogado destemido. Conhecido pela sua erudição, ingressou no Ministério Público como Promotor de Justiça, destacando-se na sua classe pela correção e a coragem das suas decisões. Poeta e jurista respeitado. Além do livro de poema referido, deixou poemas publicados em diversos jornais e revistas cearense. Escreveu e publicou diversos ensaios de natureza jurídica e seus arrazoados forenses tornaram-se bastantes conhecidos. Publicou livros, opúsculos e folhetos versando temas da sua especialidade, destacando-se, entre eles, O Crime de Chico Pinheiro e o Dicionário Poético dos Cornos Brasileiros. Foi maçom e figura de proa da Maçonaria no Ceará. Ocupante da Cadeira de Nº 40, era o vice-presidente da ALL, eleito em 20 de maio de 2016. Faleceu em Lavras da Mangabeira, aos 21 de março de 2017 e foi sepultado em Fortaleza.
Fonte: Dimas Macedo.


João Tavares Calixto Júnior (Acadêmico atual).

Nasceu em Aurora








Nenhum comentário: