sábado, 4 de dezembro de 2010

CADEIRA Nº 31

Pe. Evaldo Alves (Acadêmico)

Benedito Evaldo Alves nasceu em Aurora-CE, aos 14 dias do mês de setembro 1963. Filho de Benedito Alves e Joana Alves Barbosa. Aos 21 - 09 - 1963 - Foi levado a Pia Batismal e recebeu a 1ª Eucaristia em 18 - 12 - 1970 e no dia 05 - 08 - 1977- Recebeu o Sacramento da Confirmação (Crisma). Cursou o Primário no Patronato Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora - Ce. Cursou o Primeiro Grau no Colégio Paroquial Senhor Menino Deus. Logo cêdo ingressou na Congregação dos Padres Jesuítas como vocacionado, cursando parte do Segundo Grau no Colégio Santo Inácio, em Fortaleza-Ce. Em 1984, entrou no Seminário São José, em Crato, onde terminou o segundo grau, no Colégio Diocesano. 1985 - Cursou o Propedêutico. 1986 - Ingressa no Seminário Regional Nordeste I – Fortaleza - Ce. No dia 25 - 12 -1990, recebeu o Leitorado em Aurora, sua terra Natal. Concluindo em 1991 o seu curso Filosófico – Teológico. Em 14 - 07 - 1991 - Recebe acolitato na cidade de Porteiras. 1992 - Regressa ao Seminário Diocesano, em Crato, para estágio Pastoral. No dia 07 - 06 - 1992 - Recebe o rito de admissão no Seminário São José em Crato. - 15 - 08 - 1992 - Recebe o Diaconato por ocasião da festa da Assunção de Maria na Catedral Nossa Senhora da Penha em Crato. 26 - 12 - 1992 - Recebeu a Ordenação Presbiterial do Bispo Diocesano do Crato, Dom Nilton Holanda Gurgel, na festa de Santo Estevão, Primeiro Mártir da Igreja, na cidade de Aurora-Ce. 30 - 05 - 1994 - Fez Parte do Colégio de Consultores da Diocese, por decreto do Bispo Diocesano de crato. 22 -. 02 - 1995 - É confirmado Reitor do Seminário Diocesano São José, em Crato - Ce. 07 - 03 - 1995 - Foi reaberto Seminário Maior Filosófico, Padre Evaldo deixou para os formandos uma vivência autêntica, espírito critico, humildade, solidariedade e participação. No reitorado do Padre Evaldo, destaca-se a conservação e manutenção das instalações do Seminário, ampliação de Patrimônio, com a construção de casas para manutenção dos formados. Elaboração do Regimento Interno do Seminário Menor, criação de uma sala histórica, e por ocasião dos 125 anos do Seminário São José, foi concluída a sua missão em Crato.
Em 24 - 12 - 1995 - É nomeado Administrador Paroquial de Jamacarú, e na mesma data é nomeado Vigário Paroquial de Missão Velha. Em Jamacarú, Pe. Evaldo recebe a tarefa para terminar de montar a casa das Irmãs Sacramentinas, e acolher as mesmas para o trabalho Pastoral.
Durante esse curto espaço de tempo em Jamacarú, Pe Evaldo, reestrutura a Paróquia com montagem da Secretaria Paroquial e restauração da casa e do salão Paroquial, pintura da Igreja matriz, reformas do teto e instalações elétricas da capela e casa paroquial de Aleixo.
Na Galameira de São Sebastião, reforma do teto da Capela, juntamente com a ajuda da paróquia e da Alemanha, adquirindo um carro para a mesma, equipamentos, alfáias, objetos da capela São José Operário em terra dura.
Pastoralmente Pe Evaldo reativa os movimentos pastorais existentes e traz para Jamacarú a Pastoral da Criança, que da assistência as mães gestantes e crianças.
- Coroinhas que presta serviço a Igreja diretamente ao altar.
- Fundou o Apostolado da Oração em Aleixo e Terra Dura.
- Criou a pastoral do Dízimo que mantém as atividades paroquiais
- Pelo Decreto Canônico nº 537, fundou o Conselho Administrativo, que auxilia
o sacerdote na administração paroquial.
- Articula o Conselho de Pastoral que coordena as pastorais e movimentos
- Montou uma Pequena Equipe para a Pastoral da Comunicação
- Pastoral do Batismo e Matrimonio
- Grupos de Mãe Rainha e Infância Missionária.
- Fundou o Grupo da Terceira idade, pensando no bem estar dos idosos.
- Criou a hora da graça de Santa Luzia no dia 13 de cada mês
Padre Evaldo da um novo impulso a Jamacarú no tocante a dimensão religiosa, reativando e reavivando a fé do povo, com a festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Jamacarú e da Virgem Santa Luiza.
Também auxiliou o vigário de Missão Velha Padre Eusébio, quando
solicitado.
- 07-10-1998 - Coordenador da Pastoral Diocesana
- 07-02-1999 – Pároco da Paróquia de Santo Antonio em Jardim, onde prestou
os serviços:
- Reanima as pastorais, movimentos e serviços.
- Reforma da Casa Paroquial
- Reforma do teto e pintura da Igreja Matriz
- Construção do cruzeiro do século
- Realização do 1º Congresso Eucarístico Paroquial
- Acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, a réplica da Cruz do
descobrimento do Brasil e a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
- 30 - 05 - 1999 - Provisão decreto de nomeação para o Colégio dos Consultores.
-25 – 06 - 2000 - Pároco da Matriz de São Vicente Férrer de Lavras da Mangabeira.
25 - 06 - 2000 - Pároco da Matriz de São Sebastião de Mangabeira
- Janeiro de 2001 - Nomeado Vigário da região Forânea IV.
- Durante um ano de paroquiano em Lavras da Mangabeira, o Padre Evaldo
redimensiona a festa do padroeiro São Vicente Ferrer, inovando a participação dos cristãos. Montou o Conselho Administrativo Paroquial e o Conselho de Pastoral. Implantou o Apostolado de Santo Expedito. Traz para a juventude lavrense o E.J.C (Encontro dos jovens com Cristo) e Grupo Santa Terezinha.
Equipe de cântico Menino Deus e Equipe de leitores. Reativa a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Por ocasião da Campanha da Fraternidade do Idoso, criou o grupo de cantores: Idade Feliz. Instituiu o Oficio e celebração eucarística, todos os sábados as 6:00 hs.
Reformou o patrimônio da Paróquia, e coloca a serviço da mesma os rendimentos. Construção de uma área coberta a serviços das pastorais, movimentos e serviços.
- Na Capela de Iborepi muda o teto e constrói colunas do interior da capela,
pintura da Igreja e reforma do presbitério, teto e altares.
- Arrojado restaura as calçadas, pintura da Capela, reforma do presbitério.
- Amaniutuba reforma das calçadas, pintura da Capela, construção da casa paroquial.
- Nas Capelas reanima as pastorais e algumas criam o conselho da capela.
- Conserto do Relógio da Matriz e iluminação das torres
- Aquisição de armários, cadeiras, alfaias, palco da coroação do dia 31 de Maio,
etc.
- Em Mangabeira reforma do Altar Mor da Paróquia de São Sebastião, teto da casa paroquial e construção de banheiro.
- Em Quitauís reforma a casa paroquial e organiza as pastorais.
- Eventos: Jubileu da saúde, das crianças.
- Centenário do Pe Alzir Sampaio
- 1ª Missa do Pe Cícero Adauto
- Ordenação do Diácono Bozano
- Acolhida do 5º Bispo Diocesano D. Fernando Pânico e 1ª Missa do Pe.Bozano.
- S.M.P. (santas missões populares)
- Acolhida da comunidade religiosa (Filhas da Imaculada Conceição)
- Construção dos banheiros e reforma da sacristia e salão paroquial
- Construção das capelas: Cajazeiras, Buxaxá, Baixio I e II, Sagrada Família.
- Aquisição dos terrenos das futuras capelas de São Tarcisio bairro (Novo Horizonte), Rosa Mística (Vila Bancaria).
Pintura interna da Igreja com reforma elétrica, forro, ventiladores e presbíterio.
Implantação das quinta feiras da adoração ao santíssimo sacramento, e terço dos homens.
- Contrato na responsabilidade da paróquia dos prédios, Lions e Rotary.
- Circulo operário retorna a paróquia, com a futura capela de Santa Teresina.
- Por dois mandatos consecutivos exerceu o cargo de Forânio na região Forânia IV.
- Atualmente é o diretor espiritual do ECC (encontro de casais com Cristo) na região Forania IV.
- Em colaboração junto aos paroquianos e sociedade civil, luta para agilização da adutora de Lavras por ocasião da campanha da fraternidade sobre a água.
- Por ocasião da festa do município de 2002 recebeu o titulo de cidadão Lavrense.
- Em 2001 o certificado da medalha João Ludgero Sobreira, pelos relevantes serviços prestados a este município.
Fonte: Dorinha Andrade - andrademaria32@hotmail.com




Pe. José Joaquim Xavier Sobreira (Patrono)


“De projeção indiscutível”, nasceu no Sítio Logradouro, a 04 quilômetros da antiga povoação de São Vicente Férrer das Lavras da Mangabeira, “por volta de 1777”, segundo o historiador Joaryvar Macedo. Filho do Capitão-Mor e Comandante-Geral da Vila de São Vicente Férrer das Lavras, Francisco Xavier Ângelo, e de sua primeira mulher Ana Rita de São José.
Foi aluno do Seminário de Olinda, por onde ordenou-se presbítero. Virtuoso sacerdote e político de atuação marcante na formação do Ceará independente, célebre propulsor de movimentos libertários e idealista irrequieto e intransigente, foi o primeiro vigário (colado) de Lavras da Mangabeira, desde a criação da freguesia aos 30 de agosto de 1813 até o ano de 1821.
Por sua ação à frente das lutas pela consolidação da Independência, e pela instauração de uma ordem que realmente representasse os pressupostos da legalidade política, seu nome, pela publicação do Decreto de 03 de junho de 1822, comporia a “relação dos cidadãos que mais se destinguiram” e que “mais fervorosos se portaram pela causa de independência, e reconhecimento de Sua Majestade o Imperador” nas diversas Vilas da Província do Ceará.
Foi Presidente do Colégio Eleitoral da Comarca do Crato, reunido em Icó a 16 de outubro de 1822, que impugnou a Junta Governativa eleita em Fortaleza em 15 de janeiro do mesmo ano. preso quando da invasão da Casa da Câmara do Icó, juntamente com alguns membros do Colégio Eleitoral, pelo comandante de armas Manoel Antônio Diniz, ficou detido até ser libertado pelas tropas comandadas pelo Capitão Pereira Filgueiras.
Integrou o primeiro Governo Provisório do Ceará, logo após a independência do Brasil, eleito em Icó e empossado em Fortaleza, aos 23 de janeiro de 1823, cuja idéia de criação, existência e legitimidade foi o primeiro a proclamar, se mantendo neste posto até 04 de março do mesmo ano.
Em ofício de 14 de novembro de 1822, enviado aos deputados em cortes pelo Ceará, foi apontado por Mariano Gomes, Xavier Torres e Porbém Barbosa, membros da Junta Governativa de Fortaleza, como sendo o “primeiro motor” das agitações independentistas reinantes no interior da Província e que tinha como focos de irradiação as vilas de Lavra, Crato e Icó.
Seus serviços prestados à causa da Independência são relevantes. Empossado o Governo Provisório do Ceará, já na Sessão Extraordinária desse conselho, de 24 de janeiro de 1823, tomando a direção da palavra, se destacaria o Padre José Joaquim Xavier Sobreira pelo delineamento dos planos que traçou com vistas à consecução da Independência das províncias do Piauí e Maranhão, planos estes de pronto acolhidos pela unanimidade dos que se achavam presentes à essa reunião, entre membros do geverno recém-instalado, revolucionários e autoridades constituídas em nome da legalidade, cabendo-lhe assim, por conseguinte, “um papel importante no feito das armas cearenses naquelas províncias”, segundo ponderações do historiador Geraldo da Silva Nobre.
Entretanto, a experiência da sua atuação não se inscreve unicamente aos limites da sua província de berço. É que a sua preponderante influência política o faria igualmente caudatário de diversas aspirações e anseios do povo cearense junto à Sua Majestade o Imperador Dom Pedro I. Com efeito, o Padre José Joaquim Xavier Sobreira, disputando a indicação do eleitorado cearense, reunido nas cabeças de comarca, foi inicialmente escolhido Procurador-Geral da Província do Ceará junto ao Conselho de Procuradores-Gerais das Províncias do Brasil, instituído por Decreto de 16 de fevereiro e oficialmente instalado no Rio de Janeiro aos 02 de junho de 1822. Posteriormente, foi eleito Deputado pelo Ceará à Assembléia Constituinte Imperial de 1823. Por designação de 27 de novembro de 1922, registre-se finalmente, foi escolhido emissário da Câmara do Crato para, no Rio de Janeiro, explicar ao Imperador as razões da criação do primeiro Governo Temporário do Ceará.
Na corte assumiu as funções de Deputado e, sendo dissolvida a Assembléia, aos 12 de dezembro de 1823, regressou à sua terra natal, onde faleceu, aos 50 anos de idade, presumivelmente envenenado por sua madrasta Cosma Francisca de Oliveira Banhos, aos 17 de maio de 1827, sendo sepultado na igreja matriz de Lavras da Mangabeira.
Era irmão de dois outros importantes vultos do clero cearense: Padre Francisco Xavier Gonçalves Sobreira, revolucionário e líder de movimentos de independência na Província do Piauí, onde foi vigário da freguesia de Marvão – hoje município de Castelo – e Padre Cosme Francisco Xavier Sobreira, vigário-coadjutor em Lavras e pároco de São Mateus dos Inhamuns – hoje Jucás, sendo ambos, igualmente, nascido no Sítio Logradouro em Lavras da Mangabeira.
O nome de José Joaquim Xavier Sobreira, cujos feitos são aqui sumariamente relatados, é, com certeza, uma das mais lamentáveis omissões de todas as tentativas de biografação que foram levadas a efeito por historiadores cearenses, a começar pelo Barão de Studart, com o seu precioso Dicionário Bio-bibliográfico Cearense.
Fonte: MACEDO, Dimas. Lavrensse Ilustres. p.20

Nenhum comentário: