sábado, 4 de dezembro de 2010

CADEIRA Nº 24

Iria Zógob (Acadêmica)


Francisca Íria Zógob Pereira, filha de Antônio Amâncio Pereira e de Maristela Zógob Pereira, nasceu no Distrito de Amaniutuba, município de Lavras da Mangabeira-Ceará, aos 20 de outubro de 1964.
Estudou em sua terra natal e posteriormente cursou Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba – Campus de Cajazeiras, colando grau em 1988. Secretária Escolar entre 1984 1988 e Professora pública do Ensino Fundamental e Médio em sua terra natal, entre 1989 e 2004, a professora Íria Zógob tem curso de Pós-Graduação na área de sua especialidade acadêmica pela Universidade mdo Vale do Acaraú (UVA), com diploma expedido em 2002.
Vocacionada para a vida pública e para a defesa da cidadania e da educação exerceu o mandato de Vereadora à Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, no período de 1989 a 2004. Fundadora e dirigente da Associação Comunitária Edson Amaro de Sousa, localizada no distrrito de Zamaniurtuba, a Professora Íria Zógob foi casada com Marcos Lucas Pereira, falecido em 2009, sendo mãe de Stella Marys, Monsalisa e Marcos Filho.
Apaixonada pelas origens da sua terra e da sua gente, publicou, em 2004, pela Editora Gráfica Ideal de Cajazeiras-PB, o livro: Ouro Branco de Ontem – Amaniutuba de Hoje, razão pela qual foi eleita, por merecimento, titular da Cadeira 24 da Academia Lavrense de Letras.
Fonte: Dimas Macedo

Nenhum comentário: