domingo, 10 de junho de 2012

UMA IDEIA, UM LIVRO - Emerson Monteiro

Recebi, agora recente, o livro Magistério hilariante, de autoria do amigo Braulio Ramalho, professor e escritor, que antes publicara Foi assim!, onde documenta o movimento estudantil cearense no transcorrer da revolução militar de 1964, avaliadas bases históricas e consequências. 

O trabalho atual nutre a disposição do professor para trazer a livro uma ideia especial, qual seja contar causos das salas de aulas, suas e de outros, em situações inusitadas, por vezes exóticas, doutras risíveis, pitorescas, próprias dos grupamentos em atividade escolar, sobremodo nos instantes quando professor e aluno se deparam face ao surpreendente, na faina de ensinar e aprender. 

Nas tais ocasiões, afloram sentimentos inesperados, contraditórios, claudicantes, pondo em xeque os atores da cena, pedindo arreglo diante dos impasses dessa tarefa difícil que significa conhecer disciplinas, lidar com psicologias em formação e reger a orquestra do processo didático. São alunos que indagam do saber a que veio o professor, raras horas remunerado com justiça que lhe merece o esforço e a cultura adrede adquirida. Mestres esses transmitindo o tanto do que sabem a estudantes vários trazidos crus ao aprendizado, porém humanos e abertos a quase tudo de rir ou fazer rir. Assim, o exercício da dialética de colégios e faculdades pela vida afora geram histórias vistas, nesta oportunidade, pelos olhos de um dos protagonistas do drama-comédia tão antigo quanto os seres deste chão.

Com isso, o professor Braulio Ramalho obtém quadro vigoroso por meio de estilo refinado das tantas situações irreverentes, gozadoras, tiradas primorosas do espírito das classes, colhidas ao sabor das lembranças dignas de se passar ao leitor, no bom aproveitamento que realiza da ideia de reciclar no livro tais aventuras pedagógicas marginais da geração sobretudo no seu tempo e dos seus amigos das escolas fortalezenses. 

A edição é projeto gráfico diagramado por Rodrigo Barbosa, que marca presença também na ilustração de boa quantidade das histórias, valorizando ainda mais o conteúdo por si rico das tiradas pedagógicas, produção esmerada de Expressão Gráfica e Editora Ltda., de Fortaleza.