sábado, 4 de dezembro de 2010

CADEIRA Nº 11

João de Lemos (Academico)

João Gonçalves de Lemos Origem próxima, Família Lemos, ramo de Cedro, nascido no Engenho Lages, Distrito de São José, hoje Mangabeira, Município de Lavras da Mangabeira, Estado do Ceará, aos 15 de agosto de 1926. Filho de Thomaz Gonçalves de Lemos e Ana Izabel Gonçalves, ele da então Fazenda Cedro, hoje Município de mesmo nome, descendente de famílias originárias do Quixadá, tendo seu avô paterno, Patriarca José Alexandre de Lemos, partido do Riacho do Sangue para Cedro (1801), ela do Sitio Timbauba, Distrito do Paiano, hoje Arrojado Lisboa, Município de Lavras da Mangabeira. Avós paternos foram Joaquim Gonçalves de Lemos e Maria Madalena do Rosário de Oliveira Mangueira (Dondonzinha) e maternos Manoel Gonçalves Sobreira e Maria Glória das Virgens Mendonça Salles; João G. de Lemos casou-se com a Professora Maria Ilza Amorim de Lemos, tendo o casal três filhas Ercilia, Rosemary e Izabel.
Estudos e trajetória iniciais: Aprendeu as primeiras letras no próprio ambiente familiar, com suas irmãs Manuela Nila e Maria (2ª do nome, e família chamada Mariquinha), indo posteriormente estudar no Sítio Catolé com a professora Thereza Jacyra Torres Lima de Lemos que o estimulou a prosseguir nos estudos os quais continuou com as professoras Vicência Augusto Motta de Lemos e Maria Oliveira Lima (depois, pelo casamento, Maria Oliveira Dias), desta feita na Sede do Distrito de onde é natural. Foi ela que o preparou ao exame de admissão. Em 1942 foi estudar em Alagoinha, hoje Ipaumirim, no Colégio XI de Agosto, dirigido pelo saudoso professor Francisco Vasconcelos de Arruda, tendo ali recebido redobrados cuidados do casal Raimundo Pinheiro de Lemos e Cristina Gomes Morais de Lemos, ele parente e padrinho, que lhe ofereceu acolhida no seio de sua família e lhe garantiu sadia orientação para as investidas da vida. Em 1945 transferiu-se para Crato, onde pretendeu continuar os estudos, mas terminou como representante comercial e, por conta dessa atividade, visitou diversas cidades do Ceará, nesta função permaneceu até fins de 1947, quando voltou ao Engenho Lages. Em começos de 1948, depois de ficar alguns dias com seu mano Manoel Gonçalves de Lemos, médico em Várzea Alegre, mudou-se para Fortaleza, sendo que, no mesmo não, resolveu ir para o Rio de Janeiro em busca de novas aventuras. Ali, entre os anos de 1948 e 1951, desenvolveu atividades comerciais, tendo, inclusive, chagado a gerente de pequenas empresas, retardando, por isso, a continuação dos estudos. Concluiu o ensino médio nos colégios Liceu Nilo Peçanha e Figueiredo Costa (Niterói, RJ). Em dezembro de 1951 visitou o Ceará, mas já em começos de 1952 encontrava-se novamente no Rio de Janeiro.
Cargos e Funções no Serviço Público. Ao regressar ao Rio de Janeiro da visita ao Ceará em 1952 assumiu a função de Assessor da Comissão Nacional de Política Agrária do Ministério da Agricultura (sua primeira função pública) e, em 1955, transferiu-se para o Ministério da Educação e Cultura, onde exerceu as funções de Chefe do Setor de Administração da Campanha Nacional de Merenda Escolar (tendo sido um dos fundadores), Chefe do Setor de Administração do extinto Departamento Nacional de Educação(DNE); depois membro da Comissão de Extinção do DNE e localização de diversos setores na Administração Federal; Chefe da Assessoria de Orçamento e Finanças da DEMEC/RJ (fazendo a ligação entre os órgãos do MEC em Brasília e o Ministério do Planejamento que permanecia no Rio de Janeiro); Presidente do Conselho Fiscal (por nomeação do Ministro de Estado) da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME); Assessor Chefe da Assessoria Jurídica da DEMEC/CE; Secretário do Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Ceará. No Ministério dos Organismos Regionais, Chefe da Divisão de Patrimônio da SUDENE (Recife) e Diretor do Escritório da SUDENE em Minas Gerais, com Sede em Montes Claros.
Formação Acadêmica. Cursos de Administração, de Sociologia e Política e de Bacharel em Direito, no DASP/FGV, na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade de Direito Cândido Mendes, respectivamente; Pós-Graduação, entre outros, Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP)/FGV; VI Curso Interamericano sobre Elaboração e Avaliação de Projetos, OEA/CETREDE/UFC; Planejamento em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Curso de Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IASAE/FGV) Rio de Janeiro; e muitos outros cursos de especialização e treinamento em diferentes instituições acadêmicas e sobre variados aspectos das ciências sociais aplicadas, além de participar de várias comissões técnicas e administrativas nos ministérios da Educação e Cultura, Saúde, Trabalho, dos Organismos Regionais e de seminários, conferências, inclusive de caráter internacional: Seminário Latino-Americano de Bem-Estar Rural (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ), Ciclo de Estudos Sobre Segurança Nacional ADESG/ESG; International Political Science Association, etc.
Atividades docentes. Professor da disciplina “Relações Públicas” do Curso Técnico de Contabilidade do Colégio Santo Antônio Maria Zacarias (Padres da Ordem dos Barnabitas), Rio de Janeiro; Professor da Universidade Estadual do Ceará (Centro de Estudos Sociais Aplicadas), ministrando as disciplinas “Teorias de Administração” e “Comunicação e Informações Gerenciais” (Graduação); “Teorias das Organizações” e “Tópicos de Direito” no Curso de Mestrado de Administração em Pequenas e Médias Empresas; e Direito Público no Curso de Formação Técnica em Administração do Servidor Público (UECE/Diretoria de Desenvolvimento e Capacitação (DDC) da Secretaria de Administração do Estado); Coordenador Geral dos Cursos de Pós-Graduação (lato sensu e Mestrado) da UECE; Coordenador do Curso de Administração e, em seguida, Coordenador de Pesquisa Acadêmica (Faculdade Christus).
Produção Cientifica: Além da pesquisa realizada e da elaboração da respectiva Tese sobre o tema “Modelos Político-Institucionais para as Regiões Metropolitanas”, tem publicado livros: “No Tempo No Espaço (A Família Lemos); Como Solver Problemas de Transportes; Administração Pública como Fator de Segurança Nacional; O Papel do Orçamento-Programa no Desenvolvimento Sócio-Econômico do Brasil; Violência e Vitimização – a face sombria do cotidiano (em parceria, coordenação de César Barros Leal e Heitor Piedade Junior ); e livros elaborados e a serem publicados brevemente: “São José das Mangabeiras” e “Notas para a História de Cedro”. João conta, ainda, com inúmeros artigos publicados em jornais, Revistas, Coletâneas, Antologias, etc., versando sobre assuntos diversos, principalmente artigos de natureza acadêmica e de cunho científico nas áreas de ciências sociais e humanas.
Instituições culturais: Academia de Ciências Sociais do Ceará, seu atual Presidente; Instituto dos Advogados do Ceará, seu atual Secretário Geral; Academia de Letras dos Municípios, ocupando a Cadeira 01 representando Cedro, Vice-Presidência da Entidade; Academia Lavrense de Letras, seu atual Vice-Presidente; Associação Ibero-Americana de Direito Constitucional, Associação de Integração e Apoio dos Lemos (primeiro Presidente) e atual Presidente do seu Conselho Superior, entre tantas outras. Desde muito cedo João G. de Lemos mostrou-se interessado por periódicos, jornais e revistas, e, na década de 1940 do século anterior (XX), no Colégio XI de Agosto, ele e colegas do citado educandário, fundaram o jornal “O Ipaumirim”, todo feito em papel almaço, um trabalho hercúleo que exigia esforço enorme de seus ilustres “jornalistas” e o jornalzinho desapareceu simplesmente porque os alunos iam concluindo seus estudos e se mudando para cidades maiores; depois colaborou no jornal “O Catolé” e foi um dos coordenadores do mesmo; criou o jornal “O Trilho”. Foi membro do Conselho Cientifico da Revista “Lumen ad Viam” da UECE; dirigiu a Revista da Faculdade Christus (RFC) e participou do Conselho Editorial da Revista Interagir (Faculdade Christus); é Presidente de Honra do Conselho Editorial da Revista ACADEMICA da ACSC e Coordenador do Conselho Editorial da Revista do Instituto dos Advogados do Ceará.
Endereços: Rua João Cordeiro, 1296, ap 400 – 60110-300 – Aldeota – Fortaleza –Ceará, Fones (085) 3226.7918 e 9108.7918 –
Fonte: E-mail joaogdelemos@gmail.com






João Gonçalves de Souza (Patrono)

Filho de Joaquim Gonçalves de Souza e de Joana Duarte Passos, nasceu João Gonçalves de Souza no Distrito de Mangabeira, Município de Lavras, aos 20 de agosto de 1913. As primeiras letras aprendeu-as na terra natal e prosseguiu os estudos no Ginásio do Crato. Quando ginasiano, mais por questão de sobrevivência que de vontade, teve que abandonar os estudos por algum tempo e trabalhar como apontador de estrada de rodagem. Concluindo a escolaridade média com sacrifício, rumou para Salvador na Bahia e de lá para o Rio de Janeiro, a bordo de um navio, com uma passagem de segunda classe concedia pelo então governador baiano, Juraci Magalhães. Em chegando ao Rio, a primeira oportunidade de emprego que lhe apareceu foi a de sacristão, que aceitou sem relutância. Progredindo assustadoramente, em 1935 matriculava-se na Escola Nacional de Agronomia, para sair Engenheiro-Agrônomo em 1939. Paralelamente, de 1935 a 1940, cursou a Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, por onde saiu Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Master Of Science em Sociologia Rural pela Wiscousin University, Madison Wincoursin, Estados Unidos da América, de 1944 a 1946, defendendo tese intitulada THE REGIONAL APROACH IN EXPLORING THE NORTH SECTION OF BRAZIL. Fez também estudos de doutoramento com vistas a PHD (Sociologia Comparada, Economia Agrícola e Problemas Demográficos) na American University, em Washington D.C. e na Maryland University, de 1957 a 1958. Na sua vasta experiência profissional, João Gonçalves de Souza ocupou as seguintes funções: funcionário do quadro de técnicos do Ministério da Agricultura; por concurso, Assessor Técnico do Ministério da Agricultura em problemas de economia rural, de 1940 a 1953; integrante do quadro de técnicos do Ministério da Agricultura que fez o estudo preliminar dos municípios sob a influência de Paulo Afonso, com base para a fundação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), publicando monografia sobre essa área do São Francisco (1946). Por concurso, Livre Docente de Economia e Sociologia Rural da Universidade Rural do Brasil (1957). Primeiro diretor técnico e presidente do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC), criando por esse período o antigo Serviço Social Rural, que funcionou nos anos de 1955 e 1956. Organizador e primeiro diretor executivo da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR), com sede no Rio de Janeiro e filiais em todos os Estados Brasileiros. Secretário executivo por cinco anos, da Comissão Nacional de Política Agrária, elaborando os primeiros estudos com vistas aos problemas de terra e reforma agrária, na gestão do Ministro João Cleofas de Oliveira, de 1950 a 1954. Diretor de vários seminários promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil Latino-Americano de bem-estar social, no Rio de Janeiro. Diretor do Seminário Latino-Americano sobre Problemas da Terra, realizado em Campinas-SP. Representante do Brasil, por vários anos, junto ao Conselho da FAO, em Roma, e Chefe da Delegação Brasileira em diversas conferências internacionais de problemas econômicos e sociais rurais, dentro e fora do continente americano (FAO, OIT, etc.). Exerceu ainda o Dr. João Gonçalves, os seguintes cargos: delegado permanente do Brasil junto ao Comitê Intergovernamental Para as Migrações Européias; Diretor interino do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da União Pan-Americana, de setembro de 1960 a janeiro de 1961; diretor do Departamento de Cooperação técnica da União Pan-Americana, de 1956 a 1964; subchefe da Delegação do Brasil na II Conferência Extraordinária Latino-Americana da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Buenos Aires, no ano de 1967; em várias ocasiões encarregado da subsecretaria para Assuntos Econômicos e Sociais da Organização dos Estados Americanos; integrante da reunião dos representantes governamentais referente a implicações financeiras da integração latino-americana, no Rio de Janeiro, de 29 de setembro a 03 de outubro de 1967; subsecretário de Cooperação Técnica da Organização dos Estados Americanos, nomeado a 30 de outubro de 1970 pelo então secretário-geral da entidade e Assessor do IV Período da Assembléia Geral da OEA, em Atlanta, Geórgia, de 19 de abril a 01 de maio de 1974. Ocupou também o cargo de Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural, o de Superintendente da SUDENE, de agosto de 1964 a junho de 1966, o de Ministro do Interior no Governo Castelo Branco, de junho de 1966 a março de 1967 e o de Subsecretário da Organização dos Estados Americanos. Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil, como representante dos acionistas minoritários, faleceu o Dr. João Gonçalves de Souza, vítima de aneurisma, aos 16 de janeiro de 1979, no Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério São João Batista daquela importante cidade brasileira. Devotado como sempre foi aos problemas que afligem o Nordeste, sobre o mesmo escreveu importantes monografias, se destacando entre elas, as seguintes: “THE REGIONAL APROACH IN EXPLORING THE NORTHEAS ASTERN SECTION OF BRAZIL” – teses de doutoramentos, Estados Unidos – 1956; MIGRAÇÕES NORDESTINAS – um capítulo das migrações internas do Brasil, Rio de Janeiro – 1957 e NORDESTE BRASILEIRO: uma experiência de desenvolvimento regional – substancioso documentário sobre o Nordeste, editado sob os auspícios do Banco do Nordeste do Brasil – Fortaleza – 1979. Este último livro representa um dos mais sérios estudos já escritos em torno da realidade nordestina. Jornalista, o Dr. João Gonçalves de Souza deixou trabalhos esparsos espalhados em jornais e revistas de todo o Brasil e do estrangeiro. É ainda de sua autoria o livro intitulado Algumas Experiências Extracontinentais de Reforma Agrária, Rio de Janeiro, 1963.
Fonte: MACEDO, Dimas. Lavrenses Ilustres. p. 136.

Nenhum comentário: