sábado, 4 de dezembro de 2010

CADEIRA Nº 14

Gilson Maciel (Academico)

Gilson Batista Maciel, brasileiro, nascido em 14 de dezembro de 1949 é natural de Eirunepé - Estado do Amazonas, tendo mudado seu domicílio, no ano de 1969, para o Estado do Ceará, especificamente para cidade de Lavras da Mangabeira, onde cursou o Ensino Médio, na modalidade de Técnico Agrícola, no Colégio Agrícola daquela cidade, estabelecimento escolar que dirigiu, no período de 1976 a 1978, como integrante do Grupo de Magistério da Rede Federal de Ensino.
Tendo plantado suas raízes em Lavras da Mangabeira, desposou, em 1972, uma filha do município; ali é seu domicílio eleitoral e lá possui uma propriedade rural, há mais de vinte anos, a qual visita periodicamente, momento em que sempre aproveita para interagir com os muitos amigos que ali construiu.
Pós-graduado em Técnica de Ensino pelo Centro de Estudos de Pessoal do MINISTÉRIO do EXÉRCITO, no Rio de Janeiro, é Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Licenciado em Matérias Específicas para o Ensino de Segundo Grau pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, bem como Licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Como profissional da área do Magistério atuou em vários segmentos da área de educação, no Estado do Ceará.
A seguir destacam-se algumas funções/cargos exercidos:
• Professor da Escola Agrotécnica Federal do Crato-Ce, onde também exerceu as funções de Coordenador Técnico-Pedagógico, bem como de Diretor Adjunto, criando a Seção Técnica de Ensino, após retornar da pós-graduação no Rio de Janeiro.
• Professor de Comunicação na Universidade Regional do Cariri – URCA.
• Diretor do Colégio Agrícola de Lavras da Mangabeira, de 1976 a 1978, período em que implantou o “Sistema Escola Fazenda” e criou a “Unidade de Avicultura-Corte”, o que incrementou as atividades da escola e bons frutos renderam.
• Professor da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, onde exerceu os cargos de Diretor Pedagógico e Diretor de Administração.
• Junto à Secretária de Educação do Ceará, de 1979 a 1988, exerceu as funções de Assessor e Assistente Técnico nos assuntos inerentes ao Ensino Agrícola no Estado, implantando nas Escolas Agrícolas da Rede Estadual o “Sistema Escola-Fazenda” e escreveu em co-autoria, os Manuais:“ Sistema Escola-Fazenda” e “Unidades Educativas de Produção”.
• Técnico em Educação da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Ceará – FEBEMCE, de dezembro de 1984 a outubro de 1988.
• Diretor do Centro Educacional Dom Bosco, em Fortaleza, de 1984 a 1988, instituição integrante, à época, da Fundação do Bem Estar do Menor – FEBEMCE.
Na iniciativa privada exerceu, em Fortaleza, de 1998 a 2005 , as funções de Gerente Geral do Frigorífico de Timon Ltda – FRIGOTIL, empresa integrante do Grupo Claudino.
Fonte: gilsonmaciel@fortalnet.com.br




Stela Sampaio (Patrono)

Stela Sampaio é filha de Joaquim Filgueiras Sampaio e Ana Nogueira Sampaio, tendo nascido no município de Salgueiro, Estado do Pernambuco, em 27 de dezembro de 1917.
Em 1938 fixou residência em Lavras da Mangabeira, onde exerceu as funções de magistério já que era Professora Normalista.
Stela Sampaio teve importante atuação na educação deste município que a acolheu e que ela adotou como seu lar durante 44(quarenta e quatro) anos.
Em parceria com do seu irmão, Padre Alzir Sampaio, fundou o Patronato São Vicente Ferrer e posteriormente o Colégio São Vicente Ferrer, ainda hoje em pleno funcionamento. Criou também o Clube de Mães, que orientou e apoiou as mulheres lavrenses, principalmente as de baixa renda.
Como profissional da área da educação foi Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Filgueiras Lima e professora do Colégio Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima, bem como do Patronato São Vicente Ferrer.
Faleceu em Fortaleza, em 25 de março de 1992.

Nenhum comentário: