quarta-feira, 6 de setembro de 2017

É FANTÁSTICO O SHOW DA VIDA - Linda Lemos.

Plagiando o nome do programa semanal da Rede Globo de Televisão, homenageamos um show de atitudes de pessoas fantásticas! As significantes mudanças que ocorrem em nossas vidas, muitas vezes marcadas por perdas, não raro seguem-se possibilidades de  compensações. A substituição da cor vibrante dos cabelos pelos tons acinzentados, dentes fortes e alvos cedem lugar às próteses, rigidez muscular, tenacidade e maciez da pele se vão com a diminuição da capacidade visual, auditiva, porém, faltas compensadas pelas possibilidades de crescimento: ver o mundo sob nova perspectiva, olhar pensado, rico em sabedoria, não raro marcado por sentimentos de humildade, tolerância e serenidade. Quem sabe, iluminado por aquele de quem nos aproximamos com o passar do tempo, avançar da idade.    

Um momento muito especial de minha vida - assistir atos que eu denomino “show da vida”. O exemplo do Professor Francisco Dias da Silva (Ivonildo), idealizador da Sala de Leitura José Cândido Dias, grande biblioteca,  aniversário de 15 anos, em 16 de julho de 2010. Ele deu ao povo da sua terra, a pequenina São José, um tesouro: dez mil livros.  A vila reconhece o grande feito do conterrâneo, filho de Candinho da Barra e Didia, esposo da dedicada Luizinha Alencar. Com ajuda de uma equipe composta por familiares e voluntários, a oportunidade de crescimento e acesso a cultura se expande também para a vizinhança, os municípios: Lavras da Mangabeira, Cedro e Várzea Alegre, assim gerando inúmeras possibilidades, que só um sábio visionário é capaz de ousar. Seu exemplo é digno de respeito e admiração.

Para abrilhantar a festa de uma debutante tão especial, um evento extraordinário – o lançamento do “Projeto Expressão Literária, idealizado pelo acadêmico advogado João Gonçalves de Lemos, com a colaboração das acadêmicas Professora Fátima Lemos e Psicóloga Linda Lemos. O referido Projeto é uma ação cultural de estímulo à produção literária e à leitura de autores naturais dos municípios Cedro, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre, e/ou que neles tenham vínculos cívicos e familiares. João Gonçalves de Lemos semeia cultura deixando rastros profundos nas terras que lhe viram nascer e crescer. 
   
Também fantástico o exemplo que nos dá Francisco Lima Freitas, o Presidente da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará- ALMECE, um semeador de cultura, para usar um termo da respeitada acadêmica Francinete Azevedo, representante de Ipú naquela Arcádia. Liderando a entidade há 16 anos é digno de reconhecimento e aplausos. No vigor dos seus 83 anos, respeitosamente sacode a juventude, dando exemplo de amor à cultura.  Diz ele: “Sou um homem de tendência reconhecidamente socialista. Um admirador dos saudosos juristas: João Mangabeira e Hermes Lima. Na poesia, louvo os nomes de Camões, Dante, Pablo Neruda, Castro Alves, Casimiro de Abreu e Carlos Drummond de Andrade, e igualmente na prosa: José de Alencar, Antônio Calado e Rachel de Queiroz. Na Oratória: Cícero, Demóstenes, Mirabeau e Maurício de Lacerda, no Ceará – Maurício Cabral Benevides....”. Ao Retor Padrão Lima Freitas, título concedido pela Academia Cearense de Retórica, nossa mais sincera admiração.

Não menos importante é a Professora Maria Ester de Lemos, na Vila de São José, distrito de Lavras da Mangabeira, que também semeia educação e cultura. Através do Colégio que leva seu nome, localizado em Fortaleza, com aproximadamente três mil alunos, ela muito contribui para um mundo melhor. Também semeando amor, sua grandeza vai além. Octogenária de riso solto, cabelos esbranquiçados teimando em lhe ocupar uma mente privilegiada, acolhe, no seio de sua família, Luisa Maura, carinhosamente chamada Cateca. Nossa prima não responde com precisão sua idade, de onde veio e para onde vai. Na residência do casal Sebastião Pereira de Sousa (Sebasto) e Maria Ester de Lemos  encontrou o carinho dos primos: Maria de Fátima Lemos, Maria da Penha, Paula Maria, Joana Áurea, Pedro, Raimundo Renato, Joaquim Pereira Neto e Luís Pereira Lemos, que com certeza orgulham-se do exemplo dos pais. Todo o respeito a esta família é pouco, diante da grandeza de sua atitude, o acolhimento, demonstração de amor ao próximo. Só uma família tolerante, desprendida e iluminada daria este fantástico show na vida. 
  

Nenhum comentário: