quarta-feira, 6 de setembro de 2017

AOS MESTRES COM CARINHO - Por Linda Lemos

Com satisfação e especial alegria, falo sobre merecida homenagem - Mérito Cultural - que a Academia de Letras dos  Municípios  Estado do Ceará - ALMECE concede a profissionais educadores do Vale do Salgado, em particular, do Distrito de Mangabeira, o lugar de nascimento de meu pai, Manoel Gonçalves de Lemos.

Todos os homenageados exercem ou exerceram a bela profissão de educar e, um deles, dá o melhor de si à educação em Fortaleza, Professor Glauber Lemos. Eles fazem a diferença na cultura e na educação da comunidade. Espíritos altruístas, inteligências privilegiadas, méritos que, aliás, já são conhecidos de todos, quando se referem, carinhosamente, a gente do país cognominado dos amargosos. Eles, portanto, fizeram por merecer esta homenagem e a ALMECE, com esse gesto, lhes assegura especial motivação para continuarem no desempenho do mister.

Rozelania Guedes Lima, formada em Pedagogia, Habilitação em Administração Escolar, Especialização em Geografia e Meio Ambiente, Diretora Administrativa das Escolas Paulo VI e Caminho do Saber. 

Rosilene Guedes Lima Conrado é graduada em letras, especialista em inglês e português, Diretora Administrativa da Escola José Thomaz de Souza.

Francisca Francilda Duarte de Lemos tem formação em Geografia, Especialização em Geografia e Meio Ambiente; é Professora da  Escola Paulo VI e Escola Dr. João Gonçalves de Souza. Trabalhou nas Escolas José Ayrton Teixeira e Vicente Fialho, na capital cearense.

Maria de Fátima Diniz Lemos, varzealegrense, aprendeu as primeiras letras no ambiente doméstico, em meio às grandes dificuldades de educação formal, típicas da região e de sua época. Graduou-se em Pedagogia e lecionou na Escola de Ensino Fundamental José Tomaz de Souza, Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professor Gustavo Augusto Lima e Escola de Ensino Fundamental e Médio Alda Férrer Augusta Dutra. Atualmente, Coordenadora Pedagógica da Escola Dr. João Gonçalves de Souza, em Mangabeira.

José Glauber Lemos Diniz, varzealegrense de nascimento e mangabeirense por adoção, onde se acha núcleo familiar paterno. Desde cedo  demonstrou aptidão para o universo das letras, escrevendo poemas, crônicas, etc. Sua família paterna tem grande tradição educacional, como já citadas em relação a outros homenageados, bastando lembrar dois nomes como exemplos: Thomaz Gonçalves de Lemos, seu bisavô, foi pioneiro em trazer a escolha para dentro do Engenho Lages, com o grande mestre Paulo Moreira Mello; e sua tia-avó, Professora Maria Oliveira Dias, que se destacaria como uma das expressões máximas da educação em todo o Município de Lavras da Mangabeira. Glauber Lemos é  licenciado em História e Pós-Graduado em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Leciona, em Fortaleza, na Escola  Estadual Adalgisa Bonfim Soares. Aos pais de Glauber - José Gonçalves de Lemos e a professora Fátima Diniz  Lemos, cabem-lhes elogios pelo êxito do filho, pois sempre o incentivaram e se empenharam para que ele desenvolvesse estudos e a sua verve literária.

Maria do Socorro Ferreira Fernandes  tem Licenciatura Plena em Letras e Pedagogia, Especialização em Português; atualmente é Diretora Administrativa da Escola Doutor João Gonçalves de Souza. Sobra-lhe tempo e boa vontade para trabalhos voluntários na Paróquia São Sebastião, em Mangabeira, onde coordena o “Coral Anjos da Luz” e participa das pastorais litúrgicas e da Educação; também coordena o Curso de Pedagogia da Faculdade  FAIBRA, do Instituto Millenium, Pólo de Mangabeira, e ministra aulas nas duas escolas da comunidade.  Cabe destacar que Socorro Fernandes é bisneta do Maestro José Fernandes que, no inicio da década de 1920, fundou a “Banda Cabaçal São José”. Certamente seus pais, João Bosco Fernandes e Raimunda Ferreira Fernandes, seu esposo Raimundo Renato Alves de Brito, e seus filhos, Renato David e Magda, se orgulham dessa sua profícua ação.

O tempo é sempre curto para falar mais eficientemente sobre os homenageados, personalidades cujos perfis foram resumidos a fim de não cansar a assistência, pois cada um reúne muitos feitos curriculares e biográficos que não puderam  ser aqui relatados.

Felicito-os e ressalto a honra das presenças de todos vocês responsáveis pelo brilho e pela riqueza deste evento, com meus votos de Boas Festas e Próspero Ano de 2015!


Nenhum comentário: